sábado, 17 de setembro de 2011

Principais ácidos, aplicações, experimentos e curiosidades

                                                      Principais ácidos e aplicações



Fig. 1- Ácido clorídrico, nítrico e acético


-Ácido Fluorídrico (HF): É venenoso e possui concentração máxima permitida de 2 mg/m3 de ar. Possui peculiaridade de corroer o vidro, desta forma, deve ser armazenado em frascos de polietileno, sendo um ácido utilizado para a realização de gravações em cristais e vidros, como por exemplo, a numeração existente na parte inferior dos vidros dos carros, o qual é gravado com o auxílio deste ácido. As suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e semi-forte (α =8,5%).

-Ácido Clorídrico (HCl): Foi descoberto no século XV e sua produção industrial se iniciou na Inglaterra. O ácido Clorídrico puro (cloridreto) é um gás incolor, super tóxico, não inflamável e corrosivo. Sua solução aquosa é chamada de ácido clorídrico, o qual pode ser vendido comercialmente com o nome de ácido muriático, sendo impuro, e utilizado para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens, como por exemplo, em construções civis, onde é usado para remover respingos de cal em azulejos e pisos. Além disso, é utilizado na indústria e em laboratórios,e ainda se faz presente em nosso próprio corpo, no suco gástrico, para auxiliar na digestão. As suas classificações químicas, são: hidrácido, volátil monoácido e forte (α = 92,5%).

-Ácido Sulfídrico (H2S): É um ácido altamente tóxico e inflamável, sendo fortemente irritante para as mucosas. A sua concentração letal é de 2 mg/L de ar. O H2S é composto na decomposição de materiais orgânicos que possuem enxofre. Possui odor bastante desagradável, o qual se assemelha com o odor de ovo podre. É utilizado como redutor e em reações de precipitação. Suas classificações químicas, são: hidrácido, diácido, volátil e fraco (α = 0,076%).

-Ácido Cianídrico (HCN): É um ácido extremamente tóxico, pois age sobre a hemoglobina do sangue, sendo assim um gás de ação venenosa mais veloz, o qual é conhecido com uma concentração de 0,3 mg/L de ar, instantaneamente letal. É utilizado em câmaras de gás para execução de pessoas condenadas à pena de morte por tal método, sendo que por curiosidade, a primeira vítima foi seu descobridor, Carl Wilhelm Scheele, que deixou cair um vidro contendo a solução. É utilizado também na fabricação de plásticos, cianetos, corantes e outros produtos do gênero. O ácido cianídrico ser conservado fora do contato com a luz, mesmo difusa, pois pode causar a sua explosão. É vendido comercialmente com o nome de ácido prússico. Suas classificações químicas, são: hidrácido, monoácido, volátil e fraco (α = 0,008%).

-Ácido Carbônico (H2CO3): É um dos componentes das bebidas gaseificadas, sendo altamente instável, gerando água e gás carbônico, com os quais cria-se um equilíbrio dinâmico, formando CO2 + H2O → H2CO3. Quando se combina com a água da chuva, o gás carbônico origina-se no ácido carbônico, independentemente de poluição, o que faz com que concluamos que toda chuva é acida. Suas classificações químicas, são: oxiácido, diácido, volátil e fraco (α = 0,18%).

-Ácido Fosfórico (H3PO4): É um sólido incolor contendo Ponto de Fusão (PF) de 42ºC. É encontrado comumente no comércio na forma de um líquido viscoso, ou seja, em solução aquosa a 85%. É utilizado na fabricação de fertilizantes (superfosfatos e fosfatos), nas indústrias de vidro e tinturaria, por exemplo. Além disso, também é empregado como acidulante em refrigerantes, principalmente os de sabor Cola. Suas classificações químicas são: oxiácido, triácido, fixo e semi- forte (α = 27%).

-Ácido Sulfúrico (H2SO4): Já se faz presente e conhecido pelos alquimistas do século X, o qual foi inserido na Europa somente no século XV, recebendo o nome de vitríolo. É incolor, relativamente denso (1,84 g/mL), oleoso, tem a capacidade de carbonizar açucares, é corrosivo e com grande poder desidratante somente quando concentrado, podendo causar queimaduras na pele e ‘furos’ em determinados tecidos. A sua maior utilização é na produção defertilizantes, mas também é utilizado em baterias ou acumuladores de automóveis, na indústria petroquímica, na fabricação de corantes e papel. Quando concentrado, é um ácido oxidante, e higroscópico, tendo a capacidade de absorver água da atmosfera. Sua dissolução em água é altamente exotérmica, sendo assim responsável por um tipo de chuva ácida, típico de ambientes poluídos. Suas classificações químicas, são: oxiácido, diácido, fixo e forte (α = 61%).

-Ácido Nítrico (HNO3): É um líquido corrosivo, incolor e muito volátil, que desprende vapores muito tóxico. Ficando apenas atrás do ácido sulfúrico, o ácido nítrico é o mais fabricado e consumido na indústria, sendo mais utilizado na fabricação de explosivos, além de ser importante na produção de fertilizantes agrícolas, drogas, corantes, sínteses orgânicas e muitos outros. É possível encontrá-lo concentrado ou diluído, apesar de ser um ácido oxidante. O HNO3 é responsável por outro tipo de chuva ácida, a qual é também típica de ambientes poluídos, mesmo que possa se formar ao longo da ocorrência de chuvas acompanhadas de relâmpagos em ambientes não-poluídos. Antigamente era conhecido entre os alquimistas como água forte, e é um dos ácidos mais fabricados e consumidos pela indústria. Suas classificações químicas, são: oxiácido, monoácido, volátil e forte (α = 92%).

-Ácido Acético (CH3COOH) – Orgânico: É um líquido incolor, de cheiro peculiar e penetrante, solúvel em água em qualquer proporção. Na atualidade é utilizado principalmente como condimento culinário, ou seja, no vinagre, sendo uma solução aquosa de ácido acético a ± 4%. Suas classificações químicas, são: orgânico, monoácido, volátil e fraco (α = 1,3%).

Referência  Bibliográfica : http://situado.net/principais-acidos-do-cotidiano/

                                              Curiosidades

Ácidos fortes atacam as roupas e a pele. Fibras vegetais (algodão, linho), animais (seda, lã) e sintéticas são rapidamente destruídas por ácidos fortes. O amarelamento da pele em contato com ácido nítrico é um teste específico para proteínas.

Áreas da pele atacadas por ácido devem ser lavadas com água em abundância. Em seguida, devem ser tratadas com bicarbonato de sódio, para neutralização de qualquer porção de ácido remanescente. Já ácidos diluídos e/ou fracos, podem ser até utilizados no interior do corpo.

A absorção de um medicamento está bastante associada ao seu caráter eletrolítico. Em geral, os medicamentos são mais bem absorvidos através do trato gastrointestinal quando se apresentam na forma não-ionizada. Assim, medicamentos fracamente ácidos serão mantidos, na forma não-ionizada, no estômago, fracas ao seu pH ácido, facilitando sua absorção.

Já um medicamento fracamente básico será bastante ionizado no estômago e, portanto, pouco absorvido. Um exemplo seria a aspirina (ácido acetilsalicílico). Quando em solução ácida, como no estômago, ela se apresenta mais de 90% na forma não ionizada; enquanto que em solução neutra, apenas 1%. Assim, podemos concluir que ela seria facilmente absorvida no estômago (pH próximo de 2) e mais lentamente no intestino delgado, onde o pH é superior a 7.

Referência  Bibliográfica:
http://educacao.uol.com.br/quimica/acidos-caracteristicas-e-propriedades.jhtm

                                      Experimento- Força dos ácidos

Introdução
A extensão de ionização de um ácido depende da sua maior ou menor tendência para ceder prótons.
Um ácido forte tem em solução aquosa uma ionização completa e quase irreversível, apresentando uma maior capacidade para ceder prótons e provocar um maior aumento de concentração de íons H3O+ na solução.
No exemplo considerado, o ácido clorídrico, HCl, que é um ácido forte apresenta uma ionização praticamente completa, enquanto que o ácido acético, CH3COOH, que é um ácido fraco em solução aquosa, ioniza-se em menor extensão.


Objetivos
Esta aula tem como objetivo comparar a velocidade de reação de um ácido forte com um ácido fraco. O balão acoplado a proveta com o ácido forte vai encher mais rapidamente do que o balão que está acoplado a proveta com ácido fraco.

Materiais e Reagentes
Cronômetro
Fita de magnésio
Balão de borracha
Proveta de 25 mL
Solução 1,0 mol/L de HCl, H3PO4, H2SO4, CH3COOH.


Procedimento Experimental
Nesta experiência, podemos diferenciar os ácidos através de sua força. Cada grupo deverá realizar o ensaio com um ácido e comparar o resultado com os colegas.
Numa proveta de 25 mL acidionou-se na capela, 25 mL da solução 1,0 mol/L do ácido H2SO4. Num balão de borracha, foi colocado um pedaço de fita de magnésio (o balão foi amaciado rapidamente). Zerou o cronômetro. O tempo foi marcado, observando a altura do balão até o término da reação.


Conclusão
O ácido mais forte é o ácido sulfúrico, H2SO4, que necessitou de menor tempo para encher o balão. Sendo inflamável o gás usado para enchendo o balão.


                   Balão na proveta Balão enchendo
Fig 1.1- balão enchendo na proveta

Referências BibliográficasApostila de química: Química analítica qualitativa. PUC – GO.

http://ensinandoquimica.edublogs.org/2009/12/16/experimentos-forca-dos-acidos-e-decomposicao-da-agua-oxigenada/



Postado por Mileide Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário