sábado, 17 de setembro de 2011

Principais bases, aplicações e experimento

                                                 Principais bases e aplicações

                                         Amônia

  • Hidróxido de Sódio (NaOH): sólido branco, cristalino, higroscópico, absorve água e gás carbônico (CO2) do ar, tóxico. Usado na fabricação de produtos químicos, celofane, rayon, sabões duros e detergentes, no refino do petróleo, no desentupimento de tubulações de esgoto, na extração da celulose e obtenção do papel, no processamento de indústrias têxteis.
  • Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): Está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal.
  • Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.
  • Hidróxido de Amônio (NH4OH): É uma base fraca, e só existe em solução pela dissolução de até 30% de amônia (NH3) em água; odor forte e sufocante, tóxico e irritante dos olhos. Usado na produção de sais de amônio, na limpeza doméstica, em sínteses orgânicas, na indústria têxtil, fabricação de fertilizantes, no tratamento de madeira à prova de incêndios, revelação de filmes fotográficos, em detergentes.
  • Hidróxido de Potássio (KOH): (potassa cáustica), sólido branco, cristalino, absorve água e COdo ar, tóxico. Usado na fabricação de sabões moles como o creme de barbear, alvejamento, no processamento de alimentos, como reagente em laboratório.
  • Hidróxido de Alumínio (Al (OH)3). Base fraca, forma na água uma solução coloidal (gelatinosa). Usada na limpeza de piscinas, como antiácido estomacal, é subproduto de extintores de incêndio com espuma à base de CO2.
http://quimicanacuca.wordpress.com/2011/08/24/principais-bases-e-seus-usos/

                                                 Experimento: Indicador-base

                                   

Referência: http://www.youtube.com/watch?v=Zh6WxUE3IjA&feature=player_embedded


Postado por Mileide Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário