sábado, 17 de setembro de 2011

Principais óxidos, aplicações, curiosidade e experimento

                               Principais óxidos e aplicações

Óxido de cálcio (CaO)

- É um dos óxidos de maior aplicação e não é encontrado na natureza. É obtido industrialmente por pirólise de calcário.
- Fabricação de cal hidratada ou Ca(OH)2.
- Preparação da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimento das paredes.
- Pintura a cal (caiação).
- Na agricultura, para diminuir a acidez do solo.
Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

 

Dióxido de carbono (CO2)

- É um gás incolor, inodoro, mais denso que o ar. Não é combustível e nem comburente, por isso, é usado como extintor de incêndio.
- O CO2 não é tóxico, por isso não é poluente. O ar contendo maior teor em CO2 que o normal (0,03%) é impróprio à respiração, porque contém menor teor em O2 que o normal.
- O CO2 é o gás usado nos refrigerantes e nas águas minerais gaseificadas. Aqui ocorre a reação:
CO2 + H2O « H2CO3 (ácido carbônico).
- O CO2 sólido, conhecido por gelo seco, é usado para produzir baixas temperaturas.
- Atualmente, o teor em CO2 na atmosfera tem aumentado e esse fato é o principal responsável pelo chamado efeito estufa.


Monóxido de carbono (CO)

- É um gás incolor extremamente tóxico. É um seríssimo poluente do ar atmosférico.
- Forma-se na queima incompleta de combustíveis como álcool (etanol), gasolina, óleo, diesel, etc.
- A quantidade de CO lançada na atmosfera pelo escapamento dos automóveis, caminhões, ônibus, etc. cresce na seguinte ordem em relação ao combustível usado:
álcool < gasolina < óleo diesel.
- A gasolina usada como combustível contém um certo teor de álcool (etanol), para reduzir a quantidade de CO lançada na atmosfera e, com isso, diminuir a poluição do ar, ou seja, diminuir o impacto ambiental.
Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.


Dióxido de enxofre (SO2)

- É um gás incolor, tóxico, de cheiro forte e irritante.
- Forma-se na queima do enxofre e dos compostos do enxofre:
S + O2 (ar) ⇒ SO2
- O SO2 é um sério poluente atmosférico. É o principal poluente do ar das regiões onde há fábricas de H2SO4. Uma das fases da fabricação desse ácido consiste na queima do enxofre.
- A gasolina, óleo diesel e outros combustíveis derivados do petróleo contêm compostos do enxofre. Na queima desses combustíveis, forma-se o SO2 que é lançado na atmosfera. O óleo diesel contém maior teor de enxofre do que a gasolina e, por isso, o impacto ambiental causado pelo uso do óleo diesel, como combustível, é maior do que o da gasolina.
- O álcool (etanol) não contém composto de enxofre e, por isso, na sua queima não é liberado o SO2. Esta é mais uma vantagem do álcool em relação à gasolina em termos de poluição atmosférica.
- O SO2 lançado na atmosfera se transforma em SO3 que se dissolve na água de chuva constituindo a chuva ácida, causando um sério impacto ambiental e destruindo a vegetação:
2SO2 + O2 (ar) ⇒ 2SO3
SO3 + H2O ⇒ H2SO4
É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.


Dióxido de nitrogênio (NO2)

- É um gás de cor castanho-avermelhada, de cheiro forte e irritante, muito tóxico.
- Nos motores de explosão dos automóveis, caminhões, etc., devido à temperatura muito elevada, o nitrogênio e oxigênio do ar se combinam resultando em óxidos do nitrogênio, particularmente NO2, que poluem a atmosfera.
- O NO2 liberado dos escapamentos reage com o O2 do ar produzindo O3, que é outro sério poluente atmosférico
NO2 + O2 ⇒ NO + O3
- Os automóveis modernos têm dispositivos especiais que transformam os óxidos do nitrogênio e o CO em N2 e CO2 (não poluentes).
- Os óxidos do nitrogênio da atmosfera dissolvem-se na água dando ácido nítrico, originando assim a chuva ácida, que também causa sério impacto ambiental.

Referência bibliográfica: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-inorganica/oxidos




                                          Curiosidade


                Talheres em aço inoxidável.
Existem alguns aços que são resistentes à corrosão, são os inoxidáveis. Esses aços são caracterizados pela resistência à corrosão atmosférica, pois quando estão ligados com outros metais como o Cromo e o Níquel, ficam menos reativos. São fabricados a partir do ferro-gusa em altos-fornos.

A expressão aço inoxidável nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos, mas na verdade esse tipo de aço não é eterno, só apresenta uma maior resistência à corrosão quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo.

A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente à presença do cromo, que permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.
Assim, podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes à oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 12% de cromo.

O aço é facilmente corrosível por ação química ou eletroquímica. O próprio meio ambiente o danifica: o oxigênio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no aço forma o óxido de ferro causando alterações naturais, porém, indesejáveis. O próprio nome já indica, aço inoxidável é um aço de alta-liga resistente à ação deteriorante do oxigênio, ou seja, não sofre oxidação. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.

Referência bibliográfica:
http://tecciencia.ufba.br/sais-e-oxidos/curiosidades


                                           Experimento

Para fazer essa experiência, você precisa :


    1.Um tubo de ensaio
    2.Meio copo de vinagre.
    3.Um recipiente de vidro – com a boca larga e não muito profundo .
    4.Palha de aço.


Para montar a experiência …
Você tem que colocar água no recipiente de vidro ( mais ou menos pela metade). 
Depois complete o copo com vinagre com água , diluindo o vinagre. Em seguida, coloque a metade de um “bolinho” de palha de aço nesse mesmo copo, movimentando-a dentro do vinagre diluído por cerca de 1 minuto.
Retire a palha , agite-a, para secar um pouco o vinagre. O vinagre aqui vai retirar qualquer impureza da palha de aço.
Rapidamente, introduza essa palha no fundo do tubo de ensaio e vire esse tubo de cabeça para baixo, com cuidado para que a palha não caia, colocando-o no frasco que contém água. Veja o esquema que se segue.


Observe com atenção o nível da água dentro do tubo. Ele irá aumentar enquanto o ar ( neste caso o oxigênio) vai diminuir. Por que isso acontece?
Porque o oxigênio entrará em contato com o ferro e fará as ligações químicas para formar o óxido de ferro. A palha de aço vai enferrujar. 

Referência bibliográfica: http://dicasdeciencias.com/2008/12/04/experiencia-oxido-de-ferro/


Postado por Mileide Oliveira

Um comentário: